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SEGURANÇA DO TRABALHO

O ambiente de trabalho pode, muitas vezes, apresentar alguns riscos que afetam a segurança do colaborador. Por isso, a segurança do trabalho tem o objetivo de adotar uma série de medidas de controle que eliminam a ação de agentes de risco.

É por isso que a Usualmed tem papel fundamental no cotidiano das empresas. Ela oferece um portfólio completo de serviços de segurança do trabalho preventivos, diminuindo o risco de acidentes graves. 

Aliado a isso, a Usualmed dá o suporte necessário para que as empresas estejam atendendo especificações legais, como o inventário dos equipamentos de segurança que monitora o prazo de validade deles e se estão de acordo com a legislação, deixando os gestores das empresas despreocupados em relação a isso.

Além disso, a Usualmed orienta, tira dúvidas e direciona as empresas aos caminhos legais, promovendo capacitações, palestras e cursos de acordo com a necessidade e interesse de cada empresa.

 

Conheça os principais serviços de Segurança do Trabalho:

Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT
O PCMAT protege a vida dos trabalhadores da área da construção civil, pois faz um levantamento de todos os tipos de riscos e, a partir destas ações preventivas, são tomadas providências para eliminar ou minimizar e controlar esses riscos por meio de medidas de proteção individuais ou coletivas. O PCMAT deve ser elaborado por um serviço especializado em Segurança e Medicina do Trabalho. O programa é um conjunto de documentos como: memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho; projeto de execução das proteções coletivas; especificação técnica das proteções coletiva; cronograma de implantação das medidas preventivas; layout inicial do canteiro de obra; programa educativo sobre acidentes e doenças do trabalho. A não realização do PCMAT acarretará uma multa de 3.334 Ufir (Unidade de Referência Fiscal).
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA
Criado em 29 de dezembro de 1994, o PPRA, como o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), melhora a produtividade e as condições de trabalho. O programa visa, também, à preservação da saúde dos trabalhadores por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e, consequentemente, controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Os riscos ambientais são aqueles causados por agentes biológicos, físicos ou químicos que podem ocasionar danos à saúde por causa de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição. A implantação do PPRA também previne futuros processos judiciais cíveis, trabalhistas e previdenciários, pois evita o surgimento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. A não realização do PPRA acarretará uma multa de 2.200 Ufir (Unidade de Referência Fiscal). Etapas de implantação do PPRA: antecipação e reconhecimento dos riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos); planejamento das medidas de controle dos riscos; elaboração de ações preventivas; monitoramento qualitativo e quantitativo do ambiente; registro e divulgação dos dados; cronograma de execução das prioridades; desenvolvimento do documento base; documento base e relatórios anuais; laudos ergonômicos e técnicos.
Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT
Junto com o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), o LTCAT tem como objetivo regulamentar as atividades e as operações consideradas perigosas, estipulando recomendações prevencionistas. Ele reúne informações para elaboração dos formulários de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), por meio de um levantamento de atividades dos colaboradores. E estabelece, ainda, determinações técnicas dos agentes de risco físicos (ruído, frio, calor e radiações), químicos ou biológicos.
Elaboração do Programa de Proteção Respiratória – PPR
O PPR é um conjunto de medidas práticas e administrativas que devem ser adotadas por toda empresa em que for necessário o uso de respirador. Trata-se, ainda, de uma necessidade para evitar doenças ocupacionais, especificamente pneumopatias e doenças respiratórias nas empresas. O objetivo do PCMSO é de incentivar as características preventivas previstas na NR 4 e NR 7, com o controle das doenças provocadas pela inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores.