Por que esperar que algum imprevisto aconteça se você pode ter uma assessoria que cuida da sua empresa para diminuir os riscos ocupacionais? É isso que buscamos: atuar de forma proativa, realizando uma análise preventiva em relação a acidentes de trabalho, buscando diminuir os fatores de risco, e acompanhar o dia a dia de cada empresa, dando manutenção e controle da prevenção.
É a união entre aumento de produtividade e proteção à empresa no âmbito legal!
Conheça alguns dos cursos e treinamentos que oferecemos:
Conteúdo: capacitação básica para Trabalhadores Autorizados e Vigias; capacitação para Supervisores de Espaço Confinado; capacitação da Equipe de Salva; capacitação de terceiros sobre informações de risco (cadastro e procedimento),
O curso de cuidados com o trabalho em altura educa a prática de segurança do trabalho em altura e estabelece procedimentos necessários para a realização dele. Com o objetivo de garantir a segurança e saúde dos trabalhadores, a NR 35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução.
Conteúdo: elaboração do Prontuário Elétrico; elaboração do Programa de Controle de Energia Perigosa – PCEP; elaboração de Procedimentos Operacionais Padronizados; seleção de Recursos (Equipamentos, EPI, materiais,); laudo das Instalações Elétricas; laudo de resistência ôhmica (pára-raio).
Consideramos um Equipamento de Proteção Individual todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos à segurança e à saúde no trabalho. Por isso, cabe ao empregador fornecer ao empregado, gratuitamente, os EPI’s, além de tornar obrigatório e exigir seu uso e fornecer somente o EPI aprovado pelo Órgão Nacional competente (Ministério do Trabalho e de Administração). Os EPI’s devem possuir o nome comercial da empresa fabricante e o número do CA (Código de Aprovação) e sua renovação é recomendada para cada um ano. A Usualmed controla todas as entregas dos equipamentos e avisa a empresa e seus responsáveis do vencimento normal de cada um. É possível também, mediante contrato, fornecer acesso ao sistema via internet para que os responsáveis façam o acompanhamento online, emitindo recibos de entrega.
O curso para Operador de Caldeiras tem o objetivo de proporcionar aos participantes, a forma correta e segura de operar uma caldeira, conforme as Normas de segurança. A caldeira é um trocador de calor, que, trabalhando com pressão superior à pressão atmosférica, produz vapor a partir da energia térmica fornecida por uma fonte qualquer. Conteúdo: noções de grandezas físicas e unidades; caldeiras, considerações gerais; operação de caldeiras; tratamento de água e manutenção de caldeiras; prevenção contra explosões e outros riscos; legislação e normalização.
Para que a ferramenta seja usada com segurança, é necessário que os operadores sejam treinados e capacitados para o correto manuseio do equipamento. O curso para Operador de Ponte Rolante, atendendo às determinações da NR 11, tem seus objetivos pautados na segurança e qualidade, como: ensinar conceitos de segurança no trabalho, aprimorar conhecimentos sobre o funcionamento e a manutenção da Ponte Rolante, ensinar técnicas de correto manuseio da máquina e possibilitar noções sobre a legislação e suas atribuições no local de trabalho.
Em algumas fábricas e armazéns de produtos, é crescente a necessidade de estocagem de materiais de diversos tamanhos. Tendo isso em vista, é necessária a qualificação de profissionais que se aprimoraram sobre o funcionamento e a manutenção de empilhadeiras. O curso de Operador de Empilhadeira visa capacitar o profissional na área de transporte, movimentação, armazenamento, manuseio de materiais e conceitos de segurança do trabalho. Conteúdo: legislação, tipos de empilhadeiras, componentes das empilhadeiras, comandos das torres, cambio (marcha), sistema de equilíbrio da empilhadeira, iniciando a operação da empilhadeira, final de atividades, tipos de cargas e armazenamento, paletes ou estrados, armazenamento, verificação diária, modelo de check-list de empilhadeiras, riscos na operação de empilhadeiras, exemplos de acidente do trabalho.
O curso de prevenção e combate ao princípio de incêndio, primeiros socorros e salvamento básico em cenários com fogos e incêndios, treina os colaboradores sobre os equipamentos de prevenção e combate a incêndio, englobando orientações para manuseio dos equipamentos de combate existentes na empresa. Conteúdo: conceituação de fogo, propagação do fogo, classes de fogo, agentes extintores, técnicas de combate, medidas gerais de prevenção contra incêndio e noções de primeiros socorros.
Os primeiros socorros, como a própria expressão retrata, são procedimentos utilizados primariamente por pessoas comuns ou com conhecimentos teóricos para preservar a vida até a chegada de um médico profissional ou de uma equipe médica. O curso de Primeiros Socorros é direcionado para indústrias, escolas, clubes, eventos, comércios e estudantes de segurança no trabalho com o objetivo de desenvolver as habilidades de socorrista, por meio do aprendizado teórico e prático das técnicas utilizadas para o pronto atendimento às vítimas de acidentes de qualquer natureza. A necessidade de aplicar os primeiros socorros é vista em diversas situações: acidentes automobilísticos, atropelamento, acidentes domésticos, tumultos, incêndios, catástrofes da natureza, acidentes de trabalho e na indústria, guerras e conflitos.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é uma ferramenta que une os empregadores e empregados para tratar de questões como: Condições do Ambiente de Trabalho, Prevenção de Acidentes do Trabalho e outros fatores que possam prejudicar a saúde e a segurança do trabalhador. Cada empresa possui uma necessidade em relação à CIPA. Tudo depende da quantidade de colaboradores e de seu ramo de atividade. Por isso, confira os tipos de serviços que a CIPA oferece: CIPA Designado - é aplicado um treinamento anual da CIPA na empresa de acordo com o conteúdo definido na NR 5 e uma emissão de certificados; Mapa de Risco - identifica os riscos do processo de trabalho com a colaboração do maior número de trabalhadores. Para isso, é realizada uma visita técnica anual para a elaboração de representação gráfica dos riscos existentes nos diversos locais de trabalho; SIPAT - a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (NR 5) é voltada para a prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes de trabalho, quanto a doenças ocupacionais.