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MEDICINA DO TRABALHO

A medicina do trabalho, que também pode ser chamada de medicina ocupacional, é a especialidade médica que lida com colaboradores em seu ambiente de trabalho, tendo como função orientar o empresário ou o departamento responsável sobre a prevenção de acidentes e doenças, por meio de exames clínicos e complementares.

Essa especialidade também é a responsável por realizar os exames ocupacionais necessários para o cumprimento do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que tem o objetivo de avaliar as condições físicas e mentais de cada colaborador para que ele possa desempenhar um melhor papel na organização.

 

Usualmed – Medicina do trabalho de excelência

A Usualmed tem como missão assessorar as empresas quando o assunto é medicina do trabalho. Prova disso é a nossa clínica médica, que tem espaços para todos os exames de saúde ocupacional reunidos em um só lugar, o que evita diversos deslocamentos e economiza tempo. 

A ideia é cumprir nosso valor de agilidade, já que, dessa forma, conseguimos facilitar a rotina de nossos clientes oferecendo um bom atendimento e, aliado a isso, oferecemos um atendimento agendado, garantindo que os exames médicos pré-adimissionais, periódicos, demissionais, de mudança de função, de retorno ao trabalho, as avaliação médica e todos os exames complementares exigidos sejam realizados em horários convenientes para o empresário e/ou para o colaborador.

Junto a esses serviços, a Usualmed também disponibiliza as Unidades Móveis de Atendimento, que são compostas por equipamentos próprios que contemplam a realização de todos os exames necessários e contam com uma equipe médica ocupacional capacitada para a realização desde exames básicos até raio-x, se necessário, minimizando qualquer incômodo e sem interferir no expediente da empresa.

 

Conheça os principais serviços de Medicina do Trabalho:

Elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP
O Perfil Profissiográfico Previdênciário é um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne os dados administrativos, os registros ambientais e os resultados de exames, durante todo o período em que trabalhou em determinada empresa. O PPP é um documento que deve ser entregue ao funcionário no momento de sua demissão ou quando for necessário o requerimento de uma aposentadoria especial. Por isso, a empresa deve mantê-lo atualizado anualmente, sempre que houver mudança no ambiente de trabalho e sempre que houver mudança de função.
Elaboração do Programa de Conservação Auditiva – PCA
O Programa de Conservação Auditiva é um conjunto de medidas técnicas e administrativas a serem desenvolvidas com o objetivo de proteção à saúde do trabalhador para que eles não tenham perda auditiva. Regulamentado pela NR 9, o PCA previne a instalação ou evolução de perdas de audição com a realização de Exames Audiométricos periódicos em cabines especiais por profissional especializado (Fonoaudiólogo).
Terapia Ocupacional
A terapia ocupacional pode atuar na prevenção, na habilitação e na reabilitação. Os terapeutas ocupacionais elaboram objetivos nos tratamentos em cada trabalhador, mantendo preservada a função que o paciente tem, desenvolvendo a que está deficitária e estimulando a descoberta de novas habilidades. O profissional utiliza das tecnologias e das atividades diversas para promover a autonomia de pessoas com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais. Ainda promove o restabelecimento de vítimas de acidentes ou de doenças do trabalho, por meio de ações de prevenção das doenças ocupacionais.
Ginástica laboral
Baseada em uma série de exercícios leves e de curta duração, a ginástica laboral, realizada no próprio ambiente de trabalho, pode prevenir contra doenças ocupacionais, como a DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), por exemplo. Ela ainda garante uma qualidade de vida melhor aos funcionários com benefícios também à empresa. Benefícios: o ambiente se torna mais saudável e agradável, tendo como consequência o aumento da produtividade; - Ativação dos reflexos, evitando acidentes; relaxamento muscular após o trabalho; liberação dos movimentos bloqueados por tensão emocional ou muscular; redução do sono durante a jornada de trabalho; diminuição da ansiedade; aumento da flexibilidade, disposição, da capacidade de concentração e da consciência corporal.
Exames clínicos e complementares
Os exames clínicos (ou avaliação médica) são aqueles realizados pelo médico no consultório, enquanto os exames complementares são realizados em laboratórios que exigem equipamentos específicos. Com o objetivo de prevenir doenças ocupacionais, os exames realizados para complementar o atendimento médico são: Ácido metil hipúrico, Ácido úrico, Chumbo inorgânico, Colesterol HDL, Colesterol LDL, Colesterol Total, ECG- Eletrocardiograma, Eletroencefalograma de rotina, Vigília, Hiperventilação, foto estimulação, analógico ou digital, Espirometrias, Glicemia, Grupo sanguíneo ABO, RH, Hemograma Completo, Metil-etil-cetona, Parasitológico de fezes, PSA (Antígeno prostático específico), Raio-x tórax PA (1 incidência), Raio-x tórax (PA/Perfil-2 incidências), Raio -x coluna vertical (3 incidências), Soro lues, Triglicerídeos, Urinálise, Audiometrias, Exame oftalmológico, Teste de visão, entre outros.
Ação Ergonômica
A ergonomia está ligada diretamente à economia de uma empresa. Ela reduz os acidentes de trabalho e aumenta a produtividade dos colaboradores, pois ajuda na interação do trabalhador e outros sistemas, além de melhorar o bem-estar e o desempenho. Para uma fácil compreensão da ação ergonômica, apresentamos a ergonomia nas seguintes partes: ERGONOMIA FÍSICA - Estuda os fatores físicos do local de trabalho, atividade e ferramenta que o colaborador utiliza que podem ocasionar lesões musculoesqueléticas como: Repetição; Vibração; Altura; Força; Ferramentas com dimensões inadequadas. ERGONOMIA DE PRODUTO - Essa área adapta a interface entre o homem e a ferramenta de trabalho de maneira funcional e harmônica. ERGONOMIA COGNITIVA - Refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição e controle de dados que interferem na relação dos seres com outros elementos que pertencem a um sistema. ERGONOMIA ORGANIZACIONAL - Busca o equilíbrio entre a organização, as pessoas e a tecnologia, abordando de maneira ampla as relações entre essas diversas áreas, sendo conhecida também por macroergonomia. Existem tópicos relevantes nesta área, como: micro-pausa e rodízio de tarefas. LAUDO ERGONÔMICO - Esse é um documento necessário para todas as empresas, pois atende a NR-17, ou seja, estabelece os parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho ao funcionário de maneira que proporciona o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Fisioterapia do Trabalho
Prevenir, resgatar e manter a qualidade de vida e de trabalho do colaborador faz parte, também, da fisioterapia ocupacional. Afinal, ter um profissional que oriente sobre a postura correta e os movimentos necessários no uso diário de equipamentos é essencial. Conheça algumas atuações do fisioterapeuta do trabalho: analisar os exames admissionais, demissionais, periódicos, de mudança de função, de retorno ao trabalho e as avaliações médicas; analisar o ambiente de trabalho para identificar fatores de riscos à saúde dos trabalhadores e propor medidas corretivas e preventivas; realizar o Laudo Ergonômico de Trabalho; intervir em ações preventivas como campanhas, feiras de saúde, ginástica laboral e treinamentos; contribuir na execução das NR’s; e realizar tratamentos como medida de prevenção.
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO
Criado em 29 de dezembro de 1994 com a reedição da Norma Regulamentadora 7, da Portaria 3.21478 do Ministério do Trabalho, o PCMSO é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas adotadas pela empresa com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente os danos à saúde dos trabalhadores decorrentes do trabalho com alguns exames médicos fundamentais como: Admissional - realizado antes da admissão do trabalhador, o conjunto dos exames solicitados nessa etapa dependerá do tipo de trabalho que o colaborador vai exercer e dos riscos que ele estará exposto. Por isso, o médico responsável deve conhecer o ambiente e as atividades desempenhadas pelo trabalhador. Periódico - a empresa deverá providenciar periodicamente a realização dos exames médicos para acompanhar o controle da saúde do trabalhador. A periodicidade dos exames pode variar de seis meses a dois anos, dependendo da sua atividade. Mudança de função - esse exame deverá ser realizado somente se ocorrer mudança do risco a que o colaborador ficará exposto. Demissional - deverá ser feito quando o trabalhador não fizer mais parte da empresa. O exame serve para avaliar a saúde atual do colaborador e ver se ele não adquiriu nenhuma doença causada pelo ambiente de trabalho. O PCMSO, além de ser uma obrigatoriedade legal para o empregador, melhora a qualidade, a produtividade e as condições de trabalho, prevenindo possíveis ações judiciais decorrentes de acidentes ou doenças do trabalho.