• Telefone(17) 35006300
  • Email
Informativo
Evite os acidentes de trabalho com prevenções diárias
Evite os acidentes de trabalho com prevenções diárias

Infelizmente, o número de trabalhadores que se tornam vítimas de acidente de trabalho é elevado, acarretando em uma enorme quantidade de pessoas prematuramente mortas ou incapacitadas para o trabalho. Mas é possível diminuir esse número, já que grande parte dos acidentes são agravados simplesmente pela falta de atenção ou pelo não uso de equipamentos adequados às atividades que exercem, o que pode ser corrigido com medidas de segurança do trabalho.

Podemos considerar um acidente de trabalho os acontecimentos súbitos e imprevistos sofridos pelo trabalhador em seu local e tempo de trabalho ou, ainda, no trajeto de ida ou de volta para o local de trabalho.

Os trabalhadores que sobrevivem a esses infortúnios são também atingidos por danos que se materializam em: sofrimento físico e mental; cirurgias e remédios; próteses e assistência médica; fisioterapia e assistência psicológica; dependência de terceiros para acompanhamento e locomoção; diminuição do poder aquisitivo; desamparo à família; desemprego; marginalização; depressão e traumas.

Os escorregões, tropeções e quedas também são algumas das causas mais frequente de acidentes em todos os setores, desde a indústria transformadora pesada ao trabalho de escritório. Entre os demais perigos, pode referir-se a queda de objetos, as queimaduras térmicas e químicas, os incêndios e explosões, as substâncias perigosas e o estresse.

Para prevenir esses acidentes, as empresas devem instaurar um sistema de gestão da segurança que inclua a avaliação de riscos e procedimentos de acompanhamento. Sendo assim, aqui vão algumas dicas para evitar que você ou seu colaborador necessitem ficar afastado de suas funções. Afinal, prevenir é o melhor remédio!

 

- Evite se distrair durante suas atividades e mantenha a atenção! Assim, será bem difícil que aconteça algo;

- Já ouviu falar que “a pressa é inimiga da perfeição”? Procure fazer suas atividades com antecedência. Seu trabalho com certeza terá mais qualidade e será mais seguro para você;

- Evite fumar em locais proibidos, principalmente se houver risco de explosão ou tenha produtos inflamáveis por perto ou no local. Além disso, cigarro faz mal à saúde, de modo geral;

- Não dê uma de inventor, improvisando ferramentas. Se as suas estiverem em más condições, a empresa é responsável peça manutenção e troca delas. Comunique os responsáveis;

- Procure conhecer as normas e as regras de segurança do ambiente em que você trabalha;

- Se a sua função não permite, evite usar anéis, pulseiras, brincos, correntes, gravatas e demais acessórios enquanto estiver trabalhando, pois evitará levar broncas e também trabalhará com mais segurança;

- Por mais que alguns equipamentos de proteção sejam incômodos e não muito bonitos, eles são indispensáveis! Adquira o hábito de trabalhar protegido sempre.

 

Fonte

SESI-SEBRAE: http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1227209981.pdf

Luvas Yeling: http://www.yeling.com.br/blog/2012/08/18-dicas-preciosas-de-prevencao-a-acidentes-de-trabalho/