Nos dias de hoje, são muitas as responsabilidades que estão presentes na rotina de um colaborador, mas, com certeza, uma das mais importantes está ligada à Segurança do Trabalho – o gerenciamento correto desse sistema.
O objetivo da Segurança no Trabalho é simples, mas fundamental: preservar a vida e evitar os incidentes, que, por sinal, não têm hora e nem lugar certo para acontecer. Por isso, existe o que chamamos de Sistema de Trabalho Seguro, que mantém a rotina do colaborador mais segura e é responsável por todas as atividades que podem ou não ser executadas no dia a dia, tudo para garantir e orientar que cada obrigação de segurança seja devidamente cumprida.
Veja o que não pode faltar nesse gerenciamento:
- Nenhum trabalho deve ser feito sem uma boa avaliação antecipada dos riscos nos locais de trabalho, independente de qual seja o setor;
- Todo profissional deve participar de treinamentos para executar as tarefas que foram planejadas para a função escolhida;
- É sempre importante abrir uma Permissão de Trabalho, também conhecida como "PT". Depois que os passos descritos acima estiverem concluídos, o superior do setor passa os devidos riscos aos colaboradores e pede a sinalização, a ferramenta e o Equipamento de Proteção Individual (EPI) necessário para o dia a dia de cada um. Feito isso, todos assinam a PT;
- Por fim, existe ainda o Plano de Ação de Emergência "PAE", que é um documento com todas as especificações que indicam o que precisará ser feito caso ocorra um incidente – é importante tê-lo sempre em mãos.
O Sistema de Trabalho Seguro ainda alerta ao uso dos EPIs, pois, para cada atividade, existe um equipamento adequado. Uma dica importante: nunca improvise e, em caso de emergência ou de risco, chame um técnico responsável para a análise da situação. Não se arrisque!