• Telefone(17) 35006300
  • Email
Notícias
Horário de verão pode afetar saúde dos trabalhadores
Horário de verão pode afetar saúde dos trabalhadores

Alteração no relógio biológico dificulta a realização de tarefas cotidianas; especialista dá dica de como diminuir os “danos”

O horário brasileiro de verão começa no próximo dia 19, quando os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste são adiantados em uma hora. Se a medida, que vai até o dia 22 de fevereiro de 2015, gera economia de energia por um lado, por outro pode trazer danos à saúde e ao desempenho dos trabalhadores. Isso porque a mudança de horário – principalmente na primeira semana – causa irritabilidade pela manhã, dificuldade de concentração e falhas na memória, o que prejudica atividades cotidianas.

Diante desse quadro, alguns empresários buscam medidas para “recuperar” esse rendimento. Uma dessas soluções é a ginástica laboral. “Com os exercícios diários praticados pela manhã, é possível observar, além da diminuição dos problemas de tensões musculares, uma maior produtividade e assertividade nos processos internos”, explica Jairo Aguiar, gerente da Usualmed, um centro de medicina e segurança do trabalho, de Rio Preto. Além disso, a ginástica laboral auxilia no combate às doenças mais comuns em ambientes de trabalho, como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e o DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).

A APP Sistemas, empresa de tecnologia de Rio Preto, é uma das empresas que promove a atividade. “A prática de exercícios físicos dentro da APP só tem trazido benefícios à saúde e à produtividade dos colaboradores durante todo o ano”, relata o diretor Cláudio Azevedo. “Agora, com o horário de verão, vamos potencializar isso. São apenas alguns minutos por semana, e ajuda muito na diminuição dos danos causados com a mudança do horário”.