• Telefone(17) 35006300
  • Email
Informativo
Saiba a importância das análises quantitativa e qualitativa do laudo ocupacional
Saiba a importância das análises quantitativa e qualitativa do laudo ocupacional

A Norma Regulamentadora 15 (Atividades e Operações Insalubres) estabelece dois tipos de critérios para caracterização da insalubridade: as análises quantitativas e qualitativas. Dentre essas análises estão: ruído contínuo ou intermitente, ruído de impacto, exposição ao calor, radiações ionizantes e não ionizantes, vibrações, frio, umidade, agentes químicos e biológicos, entre outros.

Por isso, para a realização do laudo e a comprovação das atividades insalubres, a inspeção do local de trabalho é fundamental, pois a eliminação ou neutralização da insalubridade na empresa determinará a validação do pagamento adicional ao colaborador, entre outras medidas que deverão ser adotadas.

No caso da análise do ruído contínuo ou intermitente, por exemplo, quando a concentração do ruído encontra-se acima dos limites de tolerância estabelecidos (confira a tabela), é concedido ao trabalhador o grau médio de insalubridade.

 

Fazendo a análise

 Tendo em vista a importância de se identificar os riscos ambientais expostos ao trabalhador, a Usualmed - Centro de Medicina e Segurança do Trabalho -, realiza todas as análises necessárias para o desenvolvimento completo do PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais) nas etapas de reconhecimento e monitoramento dos agentes de riscos.

 

Quer saber como realizar essas análises na sua empresa? Agende um visita conosco!