Imagine a seguinte situação: seus colaboradores estão usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) – tudo sempre em ordem e nada de acidentes de trabalho. Os laudos, as documentações e todos os exames que precisavam foram feitos. Então, em um dia comum, a fiscalização aparece e você leva uma penalidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) pelo descumprimento de alguma regra. O que aconteceu? Apenas um descuido e desatenção: os EPI’s estavam vencidos.
A prevenção continua sendo a alma do negócio, e esperar que algum imprevisto aconteça não pode fazer parte da rotina diária do empresário. “Atuar de forma proativa e acompanhar o dia a dia de cada empresa, dando manutenção e controle da prevenção, é papel de uma assessoria ocupacional”, ressalta Jairo Aguiar, gerente comercial da Usualmed.
A Usualmed é um Centro Integrado de Medicina e Segurança do Trabalho que realiza uma análise preventiva em relação a acidentes de trabalho e busca diminuir os fatores de risco dos colaboradores. Após a análise, os fiscais verificam a necessidade de cursos e treinamentos para que os responsáveis complementem seus cuidados com Medicina e Segurança do Trabalho, além de aconselhar sobre as maneiras de proporcionar um ambiente com as melhores condições de trabalho.
Mas as ações de uma assessoria não param aí: ela apresenta um portfólio completo de serviços preventivos, evitando acidentes graves; mantém um suporte necessário para que as empresas estejam atendendo especificações legais, como um inventário dos equipamentos de segurança que monitora o prazo de validade (o que evitaria problemas como o que foi citado no início do texto); e realiza alguns programas preventivos como: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA; Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT; e Programa de Proteção Respiratória – PPR.
“Criamos uma série de processos para que a Usualmed atue de forma proativa e preventiva, sempre informando os empresários para que estejam agindo em total conformidade com a legislação”, comenta Jairo. A especialidade de uma assessoria ocupacional é fazer com que o empregador fique focado nas estratégias de negócio e toda a preocupação com a parte de medicina e segurança do trabalho fique com ela. “Esses são os compromissos da assessoria com a empresa. Colocamos técnicos, fiscais e advogados à disposição de cada empregador e oferecemos, ainda, suporte e orientação em relação às Normas Regulamentadoras”, conclui.