Softwares podem ser usados para controle das medidas de saúde e de segurança nas empresas
A praticidade das novas tecnologias é evidente a cada dia que passa e a cada novo avanço. Quem se destaca com isso são os profissionais da Tecnologia da Informação, uma área cada vez mais presente nas organizações empresariais. Graças a alguns tipos de softwares, por exemplo, empresários e gestores conseguem estar por dentro de tudo o que se passa na empresa, até mesmo com relação às técnicas e medidas de segurança do trabalho aplicadas.
Toda empresa deve seguir normas regulamentadoras referentes à saúde e segurança dos colaboradores, a fim de prevenir acidentes e resguardar a saúde dos funcionários, evitando multas e até mesmo o mau desempenho na produção.
Em grandes empresas ou fábricas, onde o número de trabalhadores é maior, o controle e o acompanhamento das práticas de segurança implementadas exigem estratégia para otimizar esse processo. É nesse contexto que atua o setor de TI. Por meio de softwares desenvolvidos, os gestores e responsáveis pelas atividades da empresa podem controlar cronogramas e práticas de segurança, como o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Assim, um software voltado para segurança do trabalho pode indicar aos gestores se os funcionários receberam seus equipamentos de proteção e se foram orientados quanto à utilização dos mesmos. Além disso, esse programa pode controlar prazos de validade e a manutenção dos EPI. Dessa forma, o gestor da segurança do trabalho pode saber quando o material chegou à fábrica e quando deve ser substituído.