• Telefone(17) 35006300
  • Email
Informativo
Equipamentos de proteção em escritórios previnem acidentes de trabalho e aumentam a produtividade dos colaboradores
Equipamentos de proteção em escritórios previnem acidentes de trabalho e aumentam a produtividade dos colaboradores

Engana-se quem pensa que apenas em grandes obras, no trânsito ou em trabalhos que exigem muito do físico é que acontecem os acidentes de trabalho. Segundo o último anuário estatístico da Previdência Social, realizado entre o ano de 2010 e 2012, cerca de 2 milhões de auxílios foram concedidos por doenças, reclusão ou acidentes de trabalho no País, resultando em, aproximadamente, R$ 2 bilhões em gastos. Grande parte desses números são destinados a trabalhadores com funções “intelectuais”, ou seja, que desenvolvem tarefas que são realizadas durante um longo período em frente ao computador em postura inadequada e com movimentos repetitivos.

O alto número de acidentes pode ser explicado pela falta de um projeto ergonômico, que faz com que o local de trabalho se adapte ao trabalhador por meio dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), sem os quais o funcionário pode vir a ter DORTs (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), já que a má postura pode agredir, principalmente, a coluna vertebral e os membros superiores do trabalhador.

De acordo com Jairo Aguiar, gerente da Usualmed, um centro de medicina e segurança do trabalho de São José do Rio Preto (SP), o número de DORTs poderia ser bem menor se todas as empresas realizassem um planejamento ergonômico. “Quando aplicado por profissionais capacitados, o planejamento resulta apenas em benefícios, tanto para a saúde do trabalhador, quanto para a produtividade da empresa”, afirma Aguiar. “E a ausência desse projeto ergonômico tem profundo efeito negativo não somente para os trabalhadores, mas também para a sociedade, já que gera um enorme custo com a falta de produtividade e com os tratamentos necessários”, complementa.

É esse tipo de problema que a APP Sistemas, empresa de São José do Rio Preto (SP), quer evitar. Sempre engajada em promover ações que garantam a satisfação e a melhora na qualidade de vida de seus mais de 50 colaboradores, a empresa vem investindo no planejamento ergonômico e na atualização de seus EPI’s (Equipamentos de Proteção Individuais). “A prevenção é a atitude mais eficaz que uma empresa pode tomar para assegurar a boa saúde dos colaboradores”, afirma Gerson Pedrinho, diretor da APP. “Por isso, adaptamos toda nossa empresa com os EPIs necessários, como apoio de mouse, descanso para os pés, suporte para monitor e notebook e cadeiras ergonômicas”, explica o diretor.

Além de seguir o planejamento ergonômico, a APP Sistemas investe na qualidade de vida dos colaboradores oferecendo ginástica laboral dentro da própria empresa. “A prática de exercícios físicos dentro da APP só tem trazido benefícios à saúde e à produtividade dos colaboradores”, relata o diretor. “São apenas alguns minutos por semana, mas que fazem a diferença na rotina da empresa”.

 

Norma Regulamentadora

Existem várias leis e normas regulamentadoras (NR’s) que orientam o ambiente de trabalho. Entre as normas, 36 delas são relativas à medicina e à segurança do trabalho, e dizem respeito a ações obrigatórias nas empresas. Entre as principais estão a NR 06, que diz respeito à responsabilidade da empresa em oferecer equipamentos de proteção individual adequados à função do trabalhador, e a NR 09, que aborda o PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. “Esse é o programa que visa à preservação da saúde e da integridade de cada trabalhador, por meio da antecipação, da avaliação e do consequente controle da ocorrência de riscos existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Isso consiste, por exemplo, no planejamento ergonômico”, explica Aguiar.