O trabalho de conscientização por vezes não é tão fácil, ainda mais quando os assuntos envolvem a segurança e a saúde do colaborador. Por isso, o diálogo é essencial para conseguir influenciar e passar ideias e procedimentos seguros que tanto precisam ser implantados nos ambientes de trabalho.
Porém, nem todas as empresas costumam ter a prática do diálogo, deixando de abordar temas importantes como saúde, meio ambiente, entre outros. Mas o DDS (Diálogo Diário de Segurança) não precisa, obrigatoriamente, ser diário ou só com temas relacionados a acidentes. A variação dos assuntos é muito importante e eficaz para a boa argumentação.
Por meio dessa do DDS, é possível gerar mudanças de atitude, com exemplos que mostram que o risco dos acidentes é real e que as pessoas podem, sim, evitar doenças relacionadas ao trabalho. Dessa forma, o DDS serve para divulgar os riscos presentes no ambiente de trabalho, bem como as medidas de prevenção de acidentes que deverão ser adotadas no dia a dia.
Mas o grande rival de quem conduz este tipo de ação é o desinteresse. Afinal, se o assunto for conduzido de forma monótona, de nada valerá o trabalho. É por isso que separamos algumas dicas de como conduzir um DDS eficaz e falar bem com o público. Veja:
- Faça uma pesquisa sobre temas correlatos, além dos assuntos relacionados ao DDS, como os motivacionais, saúde, meio ambiente, entre outros;
- Use dinâmicas em grupos e não use apenas a sua voz (seja criativo e aproveite recursos audiovisuais);
- Atualize sempre o seu conteúdo;
- Promova concursos e gincanas.