• Telefone(17) 35006300
  • Email
Informativo
Investir em um ambiente de trabalho agradável é bom negócio
Investir em um ambiente de trabalho agradável é bom negócio

Quando há satisfação do funcionário com relação ao local em que trabalha, empresa sai beneficiada em diversos pontos, diz especialista

Empresas privadas e públicas devem manter em dia o que está registrado nas Normas Regulamentadoras (NR) relativas à segurança e medicina do trabalho. São 36 NR’s que abordam diversos fatores a serem cumpridos no ambiente de trabalho, como o uso de EPI e normas direcionadas a profissões específicas. Entre todas essas normas está a NR-17, que fala sobre a Ergonomia do ambiente de trabalho e a importância de um local agradável aos colaboradores.

“Para o cumprimento das regras da NR-17, o ideal é fazer uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET), pois, além de a empresa estar em dia com a legislação, há melhoria na qualidade de vida dos colaboradores, o que os motiva a trabalhar mais e melhor, aumentando a produtividade”, afirma Jairo Aguiar, gerente comercial da Usualmed. Estudos apontam que, quando os funcionários estão satisfeitos com seu local de trabalho, 95% dos pedidos dos clientes são entregues dentro do prazo estimado, a taxa de desperdício de matéria prima e produtos cai em até 25% e a taxa de retrabalho apresenta queda de até 50%.

Jairo lista ainda outros fatores que servem de estímulo para o empresário não deixar de lado a ergonomia em seu negócio: redução do absenteísmo (ausência do funcionário), sentimento de valorização do profissional e aumento do espírito de equipe. “O profissional, estando satisfeito com o que faz e onde executa suas tarefas, também ajuda a reduzir o índice de turn-over, ou seja, a rotatividade de funcionários dentro de uma empresa”, completa Jairo.