• Telefone(17) 35006300
  • Email
Informativo
O que faz a medicina do trabalho?
O que faz a medicina do trabalho?

São muitos os termos dado à área da medicina do trabalho: saúde e medicina ocupacional, saúde do trabalhador, entre outros. Mas saber o que faz a medicina do trabalho ou, ainda, quais as suas reais responsabilidades são pontos que, muitas vezes, deixam dúvidas para o simples trabalhador.

Segundo o blog.sst.com.br, há mais de um século, as teorias do que faz ou não faz a medicina do trabalho vêm protegendo a saúde do trabalhador de doenças, como intoxicações por chumbo e lesões por esforço repetitivo. Por isso, trouxemos aqui um breve histórico para que todos possam, de fato, compreender as atividades da área e seus benefícios. Veja:

 

O que é?

Trata-se de um ramo da medicina que tem como objetivo manter a integridade física do trabalhador contra todos os riscos químicos, físicos, biológicos e ergonômicos que ele possa encontrar em seu local de trabalho ou, ainda, em suas funções.

 

Quando surgiu?

No século XIX, na Inglaterra, com a revolução industrial, a partir das atividades intensas de produção que às quais os trabalhadores foram submetidos e que prejudicavam seu estado de saúde, o que tornaria o sistema econômico inviável em pouco tempo caso não houvesse uma intervenção médica. Durante o pós-guerra, com a produção industrial elevada e o surgimento de novos processos fabris, equipamentos e produtos químicos, houve um grande aumento no número de acidentes e doenças no próprio ambiente de trabalho, acarretando elevados gastos com indenizações. Assim, o principal objetivo passa a ser o de intervir no ambiente laboral a fim de reduzir os riscos ali presentes, e não apenas de prevenir que eles aflijam o trabalhador.

 

Na prática, o que significa?

Atualmente, toda empresa, pública ou privada, tem como obrigação dispor de uma equipe composta por um médico, um engenheiro, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e um técnico de segurança, todos especializados em saúde e segurança do trabalhador. Os trabalhadores devem ser informados dos riscos do local de trabalho, orientados quanto à prevenção de acidentes e terem acesso aos resultados dos exames médicos que realizam. Além disso, a equipe de segurança do trabalho deve trabalhar para limitar riscos e disponibilizar todo o equipamento de proteção individual necessário para a execução do trabalho.

 

Quais os benefícios?

O trabalhador tem acesso garantido a um serviço de saúde que visa garantir seu bem estar físico e mental e que tende a ser mais eficiente e mais rápido do que os serviços externos, oferecendo maior qualidade de atendimento. Com isso, o trabalhador fica mais motivado a trabalhar com todo o seu potencial e em um ambiente de trabalho seguro, aumentando a produção e beneficiando o empregador.

 

Saiba como incluir a medicina do trabalho na sua empresa aqui!